Santo Padroeiro

Imagem relacionada



São Simão

São Simão foi um dos Apóstolo de Jesus Cristo. Nascido na Galileia, foi escolhido para ser um dos Doze, e nas várias listas dos Apóstolos dadas no Novo Testamento, é o mais desconhecido dos apóstolos.
A seu respeito, a Sagrada Escritura conserva somente o nome. Para distingui-lo de Pedro, que também se chamava Simão, os evangelistas Mateus e Marcos lhe deram o sobrenome de Zelote ou Cananeu. O sobrenome pode significar tanto a cidade de origem, como a sua participação na seita ultra-nacionalista e não religiosa, chamada de Os Zelotes, ou Zeladores, que eram os conservadores das tradições hebraicas que lutavam para a libertação de Israel dos Romanos.
Como os outros apóstolos, também percorreu os caminhos da Palestina pregando o Evangelho. Da mesma forma que Felipe, parece ter ido primeiro ao Egito, seguindo a tradição sinóptica de que Jesus enviava seus discípulos aos pares. No entanto, parece ter chegando à Ásia Menor. Deste ponto pode ter viajado com Judas pela Mesopotâmia e Síria, juntado-se à outros Apóstolos orientais na Pérsia.
Segundo uma notícia do cronista cristão Hegésipo, o apóstolo teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, contando com a avançada idade de 120 anos. Sua festa votiva é celebrada juntamente com a de Judas Tadeu em 28 de outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário